a lava não atingiu por enquanto nenhuma povoação do Kivu do Norte. Mas o seu percurso está a ser vigiado para evitar eventuais problemas
a lava não atingiu por enquanto nenhuma povoação do Kivu do Norte. Mas o seu percurso está a ser vigiado para evitar eventuais problemas a erupção de um vulcão no extremo leste da República Democrática do Congo levou a missão da ONU no país a utilizar a sua força aérea para ajudar a controlar a evolução do fluxo de lava.
O monte Nyamulagira, que fica cerca de 40 quilómetros a noroeste de Goma, a capital da província do Kivu do Norte, uma região já de si castigada pela guerra, explodiu no sábado. a erupção não afectou nenhuma povoação, mas a lava continua a derramar para uma área não habitada do Parque Nacional de Virunga.
a missão da ONU, conhecida como Monuc no país, colocou a sua aviação e helicópteros à disposição das autoridades locais e dos cientistas do Observatório Vulcânico de Goma e do Instituto Nacional para a Conservação da Natureza para ajudarem a monitorizar a actividade vulcânica, e prevenir que eventuais derramamentos de lava atinjam populações.