Rui e Diana antunes, casal de leigos missionários da Consolata, contam à Fátima Missionária a experiência de um ano de missão no Guiúa, Inhambane
Rui e Diana antunes, casal de leigos missionários da Consolata, contam à Fátima Missionária a experiência de um ano de missão no Guiúa, InhambaneEstar entre os povos e mostrar a riqueza do diálogo entre diferentes culturas é o objectivo do projecto Entre Povos, que os levou a partir. Desde Novembro de 2008, os leigos trabalharam em diferentes sectores. Rui acompanhou pequenos e grandes nas tão procuradas aulas de informática. apesar de serem pessoas do campo, os jovens interessam-se muito pelas novas tecnologias.
Dar formação não foi tarefa fácil. Têm as mãos preparadas para a enxada!. Não há o hábito, nem a cultura de se trabalhar com computadores, explica. O leigo chegou a usar cenouras, tomate e alface, como exemplos, para explicar o que era o Excel [programa informático]. O acesso aos computadores é praticamente inexistente. Só recentemente é que o ministério da educação introduziu a informática no currículo escolar. a formação é uma aposta no futuro. Já há empresas a exigirem conhecimento informático, justifica.
Diana antunes também contribuiu para a educação de jovens moçambicanos, no Centro de Promoção Humana do Guiúa. Ensinou português, e mais propriamente a ler e escrever, a petizes moçambicanos da 2a a 7a classe. as crianças falam diferentes línguas locais: xitshwa; gitonga; xichangana e chindao. O fraco domínio da língua portuguesa foi uma dificuldade que ambos sentiram. Cada um na sua língua, tudo menos português. as aulas tinham de ser dadas com palavras simples, explicam.
a leiga actuou, também, no centro de saúde do Guiúa, que integra uma maternidade e um centro nutricional. aí, auxiliou o trabalho da directora do centro, desempenhando tarefas como o registo da medicação, organização da farmácia e contabilidade. assistiu doentes efectuando tarefas como dar injecções, efectuar curativos simples, pesar os bebés e acompanhar grávidas. Na maternidade realizou um dos seus grandes sonhos: assistir um parto. É ver a vida a nascer, é muito bonito, recorda. É o momento em que pensamos como Deus consegue fazer coisas tão lindas.