Em Portugal, noutros países da Europa entre outros, celebra-se a festa anual da Infância missionária na solenidade da Epifania do Senhor
Em Portugal, noutros países da Europa entre outros, celebra-se a festa anual da Infância missionária na solenidade da Epifania do SenhorFormar as crianças e adolescentes para a abertura universal, a fim de olharem mais além das fronteiras; formá-las para o serviço e doação de si é um dos objectivos da Obra da Infância missionária. O propósito é, também, levá-las a rezar pelas missões e por todas as crianças de perto e de longe, unindo-se às intenções do Papa. a partilha de bens materiais com as crianças de regiões e Igrejas mais pobres é outra das vertentes.
Nem sempre conhecida, a Obra da Infância missionária nasceu em 1843, com o pedido de Carlos de Forbin Janson às crianças francesas para que o ajudassem a salvar as crianças da China.como primeiro compromisso, o bispo pediu-lhes Uma avé Maria por dia. Em 1922, Pio XI eleva o projecto à categoria de Obra Pontifícia. João Paulo II definiu-a como uma verdadeira rede de solidariedade humana e espiritual entre as crianças.
Desde então, as crianças estão associadas à acção evangelizadora da Igreja; rezam pelas crianças do mundo e colocam-nas sob a luz da salvação realizada por Jesus. Neste mês de Janeiro, a de intenção geral do Papa, nas suas orações, volta-se para os mais novos: Que os jovens saibam utilizar os meios modernos de comunicação social para seu crescimento pessoal e para se prepararem melhor para servir a sociedade.