a atenção internacional foca-se sobre a guerra civil no país, um dos piores conflitos em África. Problemas como a subnutrição acabam esquecidos
a atenção internacional foca-se sobre a guerra civil no país, um dos piores conflitos em África. Problemas como a subnutrição acabam esquecidos a organização francesa, action Contre la Faim [acção Contra a Fome] alerta para a grave situação alimentar da populaçãoa sul daRepública Democrática do Congo(RDC). Em causa estão os elevados níveis de subnutrição em particular na infância, na província de Bandudu. Na localidade de Djuma, cerca de um quinto dos meninos e meninas sofrem de malnutrição aguda. No último ano, a taxa passou de 9,6 por cento a 19,8 por cento, níveis jamais verificados pela organização que actua no país desde 1996. a organização não governamental já está a tratar milhares de petizes necessitados da região.
Estamos a dar resposta a uma urgência, mas continuamos muito preocupados com o grande número de famílias que aparecem nos nossos centros de nutrição terapêutica a pedir tratamentos para os seus filhos, confessa Cheick Ba, director da missão da aCF, no Congo. Só no último mês, atenderam 830 crianças gravemente desnutridas. a guerra civil que devasta a zona leste do país, coloca o problema para segundo plano. Enquanto estas crises não forem tidas como urgentes e, classificadas como tal na lista de prioridades, continuaremos a ver um grande número de crianças a morrer por estarem numa condição que pode ser evitada e tratada.