Estatí­sticas do governo da Guatemala informam que, em 2009, foram assassinadas 708 mulheres neste país da américa Central, número inferior ao registado em 2008
Estatí­sticas do governo da Guatemala informam que, em 2009, foram assassinadas 708 mulheres neste país da américa Central, número inferior ao registado em 2008Menos 65 mulheres assassinadas em 2009, relativamente a 2008, tendo então sido registadas 773 mortes, coloca a Guatemala em segundo lugar a nível mundial, atrás da Rússia, na violência contra as mulheres. Na sua maioria, os crimes na Guatemala ficam impunes, apesar da existência, desde abril de 2008, de uma lei para punir a violência e maus-tratos contra as mulheres.
a gravidade do problema na Guatemala tem a ver com a falta de planos para garantir a segurança das mulheres. Esta é a opinião da activista Norma Cruz, que dirige a Fundação Sobreviventes, de apoio a mulheres vítimas de maus-tratos. Para ela, faltam agentes da autoridade em zonas consideradas perigosas. Norma Cruz lamenta que a polícia e o ministério público, depois de capturarem os agressores, os deixem posteriormente em liberdade através de medidas como o pagamento de fianças.