O Movimento Sem Terra boliviano vai pedir aos proprietários de grandes terrenos que entreguem directamente as terras aos camponeses, antecipando-se ao governo
O Movimento Sem Terra boliviano vai pedir aos proprietários de grandes terrenos que entreguem directamente as terras aos camponeses, antecipando-se ao governoUm dirigente do Movimento Sem Terra (MST) explicou que pretende agir antes que o governo de Evo Morales tome conta das grandes propriedades. Uma delegação do movimento deslocar-se-á à região oriental de Santa Cruz nos próximos dias para apresentar a proposta aos empresários da zona cujas terras possam ser revertidas a favor do Estado, disse à imprensa Vladimir Machicado, responsável do MST.
Pedimos a esses proprietários que entreguem as suas terras directamente aos camponeses sem terra, explicou Vladimir Machicado. Este governo, com o poder que tem sobre o controlo executivo e legislativo, vai converter essas terras, mas vai utilizá-las de forma política para permanecerem no governo , argumentou o dirigente.
O diário La Razón escrevia no primeiro do ano que o executivo boliviano planeia rever a propriedade de, pelo menos, 15 milhões de hectares de terras. Estão todas nas mãos de latifundiários que não cumprem com o estabelecido nas leis bolivianas. O objectivo do processo é reverter as propriedades para o Estado, para as mesmas serem posteriormente redistribuídas entre camponeses e indígenas que não possuem terras.