« a Igreja, “perita em humanidade”, tem o direito de chamar a atenção para a relação entre o Criador, o ser humano e a criação», escreve Bento XVI
« a Igreja, “perita em humanidade”, tem o direito de chamar a atenção para a relação entre o Criador, o ser humano e a criação», escreve Bento XVISe quiseres a paz, preserva a criação é o tema do documento escrito pelo Papa para o dia mundial da paz. No texto aborda a defesa do ambiente como essencial para a convivência pacífica da humanidade.
Em 14 pontos, o Pontífice aborda termos da sua Encíclica Caritas in Veritate e mensagens escritas por outros papas, sobre esta temática. O Santo Padre dá, também, sugestões de como os países, e cada um podem contribuir para um mundo melhor através de um nova consciência ecológica.
O Santo Padre refere-se às relações entre nações ricas e pobres bem como aos comportamentos colectivos ou singulares que colocam em risco a saúde do planeta. E lança um apelo a que os governos sejam responsáveis e revelem uma preocupação pelo ambiente e pela criação que traz impressa em si a imagem de Deus.
a Igreja tem a sua parte de responsabilidade pela criação e sente que a deve exercer também em âmbito público, para defender a terra, a água e o ar, dádivas feitas por Deus Criador a todos, e antes de tudo para proteger o homem contra o perigo da destruição de si mesmo, salienta.