Jesus Cristo é fundamental para a construção desta nova civilização em «ordem à construção da fraternidade, da justiça e da paz»
Jesus Cristo é fundamental para a construção desta nova civilização em «ordem à construção da fraternidade, da justiça e da paz»O cardeal patriarca de Lisboa afirmou que só numa renovação de civilização a humanidade encontrará os caminhos da justiça e da paz. Na Eucaristia da solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, José Policarpo defendeu que a sociedade necessita de uma profunda revolução cultural e civilizacional.
Lembrando as palavras do Papa na sua mensagem para o primeiro de Janeiro, dia mundial da paz, o bispo de Lisboa salientou que a globalização exige a salvaguarda do planeta terra, a casa onde habitamos, a construção da paz, a vitória contra a violência, a promoção da justiça, de modo particular nos sistemas económico-financeiros e sociais.
Este debate tem de passar por um diálogo entre civilizações, onde a Igreja e as grandes religiões da humanidade têm a dar um contributo indispensável, referiu. É que administrar a justiça numa sociedade em que as pessoas e as instituições não procuram ser justas é tarefa árdua e complexa. Vale o princípio de que só homens justos podem promover a justiça.