Centenas de pessoas participaram na missa de acção de graças pelo ano que terminou, no Santuário de Fátima
Centenas de pessoas participaram na missa de acção de graças pelo ano que terminou, no Santuário de FátimaSó da carícia de Deus pode chegar o dom da paz, afirmou o bispo da diocese de Leiria-Fátima durante a última celebração da Eucaristia de 2009, na igreja da Santíssima Trindade. antónio Marto evocou a Misericórdia divina nas nossas falhas e expressou votos que o ano que começa seja vivido na fé e na caridade. Deus – recordou o prelado – é um amigo que nos acompanha na vida, nas dificuldades, nas alegrias, nos momentos de provação e solidão.
a partir da figura de Maria, que testemunhou a gratidão no Magnificat, na homilia, o bispo enumerou alguns dons recebidos no último ano. o ano sacerdotal e a encíclica papal O amor na verdade foram apontados como graças à Igreja do mundo.
antónio Marto referiu o trabalho que a Cáritas desenvolve no apoio aos novos pobres e desempregados, como um dom. Este testemunho torna-se apelo aos governantes para ajuda aos mais necessitados. Outro dos momentos importantes do último ano foi o simpósio Reinventar a solidariedade, testemunho da acção social em Portugal a favor dos mais carenciados.
Na diocese, foram dons em 2009, a caminhada que os fiéis estão a efectuar guiados pela carta pastoral que pretende descobrir a beleza do mistério da vida. Só na Igreja e em Igreja podemos experimentar a graça da comunhão humana, para além da mera convivência e simpatia, frisou o prelado na homilia.
aos fiéis que, na última noite de 2009 quiseram dar graças pelo ano decorrido, o bispo diocesano lembrou o anúncio da vista do Papa Bento XVI a Fátima, como peregrino de Fátima, como uma graça. antónio Marto destacou que tanto o actual Pontífice como João Paulo II e Pio XII, a quem foram reconhecidas as virtudes heróicas, são também Papas de Fátima, ligados a Fátima.
O prelado evocou o momento da renovação da consagração do mundo ao coração Imaculado de Maria, a passagem das relíquias de Maria Margarida e a renovação da consagração ao Sagrado Coração de Jesus e o centenário do nascimento de Jacinta, como graças recebidas pelo Santuário de Fátima no ano que terminou. a celebração da Eucaristia teve como momentos altos o cântico Te Deum de louvor e acção de graças, bem como a adoração ao Santíssimo exposto na igreja da Santíssima Trindade, durante alguns momentos.