Missionários da Consolata escolhem o tema do ano Europeu da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social, como proposta de reflexão e acção para 2010
Missionários da Consolata escolhem o tema do ano Europeu da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social, como proposta de reflexão e acção para 2010Em Portugal deverá haver dois milhões de pobres. Há três meses, o inquérito Eurobarómetro revelava que 62 por cento dos portugueses diziam ter alguma dificuldade em viver com o rendimento doméstico mensal, enquanto 15 por cento consideravam ser difícil. Por outro lado, refere que em Portugal 88 por cento dos inquiridos consideram que a pobreza é um problema internacional.
a maioria dos europeus (60 por cento) acredita que a pobreza afecta o acesso ao ensino básico de qualidade e 54 por cento pensam que a capacidade de manter uma rede de amigos e conhecidos é limitada. Em média, nove em cada dez (89 por cento) europeus afirmam ser necessária e urgente a acção dos governos nacionais contra a pobreza.
Para colocar na ordem do dia a pobreza, Portugal gastará este ano mais de 700 mil euros e as autoridades prometem mobilizar a sociedade civil para o seu combate, anunciou Edmundo Martinho, responsável pelo grupo de trabalho em Portugal do ano Europeu da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social.
No sentido de criar uma consciência mais viva sobre as consequências da pobreza em Portugal e no mundo, os Missionários da Consolata lançaram o tema no seu calendário para 2010. além disso propõem mensalmente um tema de reflexão.