Deus feito homem Jesus Cristo manifesta-se aos “Magos vindos do Oriente”. é a festa da comunidade cristã sempre envolvida na actividade missionária da Igreja
Deus feito homem Jesus Cristo manifesta-se aos “Magos vindos do Oriente”. é a festa da comunidade cristã sempre envolvida na actividade missionária da Igreja a palavra Epifania significa manifestação, a manifestação do Deus, feito homem em Jesus Cristo, aos Magos vindos do Oriente (Mateus 2, 1). Os Magos não pertenciam ao povo israelita, povo a quem Deus se revelara por meio dos profetas no antigo Testamento. Representam as nações pagãs na terra desses tempos – e de todos os tempos. Eram gente culta e, certamente, conheciam escritos de várias origens que apontavam para o nascimento dum Rei em Israel. Descobrindo uma estrela especial nos céus, não hesitaram pôr-se a caminho. Seguiram o rumo da estrela que, como acreditavam, lhes mostraria o lugar do nascimento desse Rei especial: a estrela de Belém. Esta estrela assume um significado extremamente importante porque ela se torna parte do anúncio do nascimento do Rei Messias.
Uma estrela anunciadora duma grande glória que vem ao mundo! Na Bíblia, a actividade dos céus mostrava a obra de Deus. Por isso o salmo 19 exclama: Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos (Salmo 19, 1). a glória de Deus podemos contemplá-la em Cristo, diz-nos São Paulo na carta a Tito: aguardamos a gloriosa manifestação do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo (Tito 2, 13), em quem habita realmente toda a plenitude da divindade (Colossenses 2, 9). Já no antigo testamento Balaão anunciara: Eu vejo, mas não para já; contemplo-o, mas ainda não próximo: Uma estrela surge de Jacob. O Livro do apocalipse conclui acerca de Cristo: Eu sou a brilhante estrela da manhã (22,16).
Estas e semelhantes afirmações antigas levaram os Magos a descobrir a estrela anunciadora do cumprimento das Promessas, que finalmente encontraram em Belém. ali, viram uma criança e adoraram um Deus. Ofereceram-lhe presentes apropriados que para os Magos se revelava como Senhor e Rei do universo: oiro, porque ela é o Rei por excelência; incenso, porque ela é Deus merecedor de todo o louvor; mirra porque será pelo seu sofrimento e morte que se consumará toda a salvação. Esta salvação vai explodir finalmente em vida sem fim na ressurreição de Jesus Filho de Deus, e vida sem limites para todos os seus eleitos.
a Epifania é uma festa contemplativa, contemplação que leva o sequaz de Cristo a tornar-se estrela anunciadora a toda a humanidade do Salvador já presente no meio de nós. Esta festa traz consigo a responsabilidade inalienável de proclamarmos a todos a salvação em Cristo Rei e Senhor. Por isso é uma festa de adoração, de cura dos muitos males espirituais: a festa da comunidade cristã sempre envolvida na actividade missionária da Igreja.