Diamantino antunes trabalha há 12 anos em Moçambique. Em 2010, espera ver melhorias no combate ao HIV/Sida, que afecta particularmente o continente africano
Diamantino antunes trabalha há 12 anos em Moçambique. Em 2010, espera ver melhorias no combate ao HIV/Sida, que afecta particularmente o continente africanoEu desejaria que, em 2010, todo o esforço que está a ser feito no combate à doença possa ter avanços e que a prevenção tenha resultados mais concretos, declara o missionário da Consolata. as taxas de prevalência do Vírus da Imonudeficiência Humana variam nas várias zonas do país. Contudo, as estimativas apontam para os 15 por cento.
Sem dúvida que o comportamento das pessoas é irresponsável, constata o missionário da Consolata. Há muita promiscuidade, infidelidade conjugal, uma actividade sexual bastante prematura. Verifica-se uma certa desconfiança da população, em relação ao trabalho de sensibilização. Fala-se na sida em todos os lugares. Há muito dinheiro envolvido nas campanhas de prevenção da Sida e as pessoas começam a desconfiar, afirma o sacerdote. Gasta-se muito dinheiro em meios de transporte, campanhas.
a aposta deveria ser maior no acompanhamentoaos doentes. as organizações estão menos presentes na assistência médica, alimentar, apoio às famílias, verifica. a doença da Sida mata cada vez mais, mas, não se vêem resultados concretos do trabalho de prevenção que é enorme e que exige grandes investimentos. as pessoas ainda não se convenceram que esta doença é uma pandemia, lamenta Diamantino antunes.