O ano de 2009 não foi dos melhores nem dos piores para o Brasil. assim concluí­a um importante analista brasileiro num balanço sobre o ano que chega agora ao fim
O ano de 2009 não foi dos melhores nem dos piores para o Brasil. assim concluí­a um importante analista brasileiro num balanço sobre o ano que chega agora ao fimSe é verdade que a crise económica se fez sentir, também é verdade que não foi uma crise que tivesse assustado. Lula tinha dito que o Brasil estava pronto para as crises. Já não era como no passado. Quando os outros países apanhavam uma gripe , o Brasil apanhava uma pneumonia . agora talvez até foi o contrário, o Brasil resistiu bem à crise.
O ano de 2010 será ano eleitoral. O povo brasileiro terá que encontrar um substituto de Lula. Embora possa não ter agradado a todos, deixou um legado difícil de ser ultrapassado. as incertezas do início da sua governação, foram substituídas por uma capacidade invulgar de governar. O Brasil passou a ser respeitado na região e internacionalmente e já é visto como uma das grandes economias mundias.
No entanto, a nível social a melhoria não foi tão significativa. Os programas sociais , como a Bolsa Família , trouxeram melhorias para os mais pobres, mas não trouxeram soluções de fundo. Foi dado muito peixe, mas poucas canas de pescar. Neste campo, continua a ser necessário avançar muito mais, para diminuir a enorme desigualdade social.
a amazónia continuará a ser um dos grandes temas, na luta entre a sua preservação e as queimadas para dar lugar a novas plantações. Somado a tudo isso, é ano de Campeonato Mundial.como todos sabem, o Brasil vai parar e sonhar de novo em ser campeão. Resta a esperança que este seja um ano melhor e que o crescimento ocorra a todos os níveis.