Os preparativos para a visita do Papa à Sinagoga de Roma, dia 17 de Janeiro, por ocasião do Dia para o diálogo judeu-cristão, estão a ser efectuados
Os preparativos para a visita do Papa à Sinagoga de Roma, dia 17 de Janeiro, por ocasião do Dia para o diálogo judeu-cristão, estão a ser efectuadosLogo depois da eleição, Bento XVI manifestou a intenção de confiar na ajuda do altíssimo para continuar o diálogo e reforçar a colaboração com os filhos e as filhas do povo judeu . Esta será a terceira sinagoga, depois da visita à de Colónia na alemanha, em 2005; e a de Park East, em Nova Iorque, EUa, em 2008.
Esta visita será uma etapa fundamental no diálogo, e com uma grande expectativa por tudo que ela poderá significar em termos de perspectivas do clima geral , afirma o rabino chefe de Roma. Há 24 anos, João Paulo II visitou a comunidade judaica de Roma.
a visita coincidirá com a celebração do Mo’ed de chumbo, um assalto ao gueto em 1793 por parte daqueles que viam na comunidade judaica a defensora dos direitos promovidos pela Revolução francesa. O rabino explica que estamos numa fase historicamente completamente diferente, em que acabou o gueto com as repressões à liberdade e hoje devemos voltar a nossa atenção para a relação entre judaísmo e cristianismo de modo completamente diferente .