«Cristo Ontem e Hoje, a Ele pertence o Tempo», proclamam os cristãos na cerimónia de Sábado Santo, solene Vigília pascal
«Cristo Ontem e Hoje, a Ele pertence o Tempo», proclamam os cristãos na cerimónia de Sábado Santo, solene Vigília pascalPor graciosidade de Deus, cá estamos todos a celebrar o início de mais um ano. Durante a Idade Média, a festa do ano novo era uma festa em que se cometiam acções tresloucadas. Era chamada a Festa dos Tolos, dos parvos: durante vários dias, as pessoas cometiam as maiores asneiras imagináveis. Só conseguiram acabar com estas sensaborias no século XVI. as raízes desta festa remontavam aos tempos pré-cristãos de Roma, quando se celebrava a festa das colheitas em honra do deus Saturno. Para nós, o primeiro dia do ano é a festa do princípio de uma nova vida, um dia de alegria em que agradecemos ao Senhor a vida que Ele nos deu e todo o bem recebido e feito, durante o ano que acabou. É um dia para decidirmos melhorar a nossa vida durante o novo ano que começa. Festa, portanto, de acção de graças pelo passado, e tempo para tomar decisões importantes para o futuro.como diz o Espírito no Livro do apocalipse: Eis que eu faço novas todas as coisas (apoc 21, 5). Por isso, quem vive em Cristo é uma nova criação. O que era antigo passou: eis que agora surgiram coisas novas (2 Coríntios 5,17).
Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. 1 de Janeiro é a maior festa em honra da Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus: Mãe de Cristo nosso Salvador e Mãe da Igreja que o seu Filho Jesus confiou à sua intercessão do alto da cruz e que Ela ama plenamente.como é dever duma mãe, Maria está sempre perto de seus filhos e filhas.como nos mostra a festa das núpcias de Caná da Galileia, é a grande intercessora por nós junto do seu Filho. E o mandamento que ela dá a cada um de nós é claro: Fazei tudo o que ele, Jesus, vos disser (João 2,5).
Dia Mundial da Paz. O primeiro dia do ano é o Dia Mundial da Paz. Na sua mensagem ao mundo para esta data, o Papa Bento XVI escreve: Para este dia escolhemos o tema: Se queres cultivar a paz, preserva a criação. a criação é o princípio e o fundamento de todas as obras de Deus, e a sua salvaguarda torna-se hoje essencial para a convivência pacífica da humanidade. Há tanto que fazer pela paz! Mas tem de ser toda a gente a colaborar. Não podemos continuar a culpar só os políticos e as grandes empresas: cada um de nós tem a vocação de respeitar e fazer respeitar este grande dom que Deus nos deu, a Natureza. De facto, depois de ter criado tudo, Deus colocou o homem, adão, no jardim do Éden para o cultivar e para o guardar.
ano Novo. Dia de sabedoria humana e que vem do alto, dia de agradecimento, de propósitos. Dia para louvarmos a Mãe de Cristo que ele próprio nos deu para nossa Mãe. Dia em que decidimos respeitar cada vez mais a nossa Mãe Natureza, na qual Deus nos colocou para passarmos a nossa vida aqui na terra. Boa Festa, Boas Festas!