São dez os conselhos que a secção portuguesa da Pax Christi Portugal, movimento católico internacional ao serviço da paz dá para um estilo de vida mais simples
São dez os conselhos que a secção portuguesa da Pax Christi Portugal, movimento católico internacional ao serviço da paz dá para um estilo de vida mais simplesO primeiro aconselha a desfrutar mais da casa, mantendo-a simples. Sem grandes decorações e numa simplicidade que inclui ter a televisão num local menos central, privilegiando as relações familiares.
Evitar passar a tarde de sábado no centro comercial é outra das sugestões, assim como: Estabelece dias de baixo consumo ou consumo zero. aproveitar para comprar objectos em segunda mão, produtos sem embalagem de marca, do comércio justo e ecológicos. Sê fiel à regra dos 3 Erres: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Em caso de compras, optar sempre por pagar com dinheiro em vez de usar o cartão, já que gastará menos. Escolha um dia em que deixe de ser refém do relógio e do tempo: Vive um dia sem horas marcadas.
Foge da rotina. Procura ter tempo para aquilo de que gostas. Faz algo de novo todas as semanas é o desafio do quinto conselho em que se sugere que cada um recupere o leme da vida. Passear, andar a pé, visitar pessoas que estão sós, fazer reflexão e meditação são outros conselhos dadospela Pax Christi.
Desligue a televisão ou dê-lhe menos espaço na sua vida e opte por fazer leitura: Um estilo de vida mais saudável inclui que não se corra atrás de tudo quanto é novidade, especialmente, as novas tecnologias. Levar uma vida mais sã, com a prática de exercício físico e recuperar o sentido da comunidade são as últimas duas propostas.