Nações Unidas recusam acusações de cumplicidade de abusos cometidos pelo exército congolês. Pelo contrário, argumentam
Nações Unidas recusam acusações de cumplicidade de abusos cometidos pelo exército congolês. Pelo contrário, argumentam a missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUC) rejeitou as críticas de uma organização não-governamental de que os capacetes azuis são cúmplices nos abusos cometidos pelo exército congolês neste país. Pelo contrário, argumentou o enviado da ONU à RD Congo, esta missão defende os direitos humanos de milhares de pessoas todos os dias.
No seu relatório sobre a missão, a Human Rights Watch omite o papel crucial que a MONUC desempenha na protecção de dezenas de milhares de civis todos os dias, muitas vezes em áreas muito remotas, na avaliação de alan Doss, o representante especial do secretário-geral da ONU, ao The Washington Times.
a missão auxiliou o exército nacional, conhecido como FaRDC, em questões logísticas e de poder de fogo para ajudar a recuperar áreas anteriormente sob controlo dos rebeldes, referenciados por várias violações dos direitos humanos.