aumenta a insegurança nos aeroportos internacionais, após um jovem de 23 anos ter tentado fazer explodir um avião que seguia para os Estados Unidos da américa
aumenta a insegurança nos aeroportos internacionais, após um jovem de 23 anos ter tentado fazer explodir um avião que seguia para os Estados Unidos da américa a tentativa de atentado levada a cabo durante um voo que ligava amesterdãoao estado norte-americano, Detroit, gerou um clima de insegurança nos Estados Unidos. a 25 de Dezembro, um jovem nigeriano tentou fazer explodir o avião, pouco antes de aterrar, mas apenas conseguiu ficar ferido. Umar Farouk abdulmutallab, filho de um ex-ministro nigeriano, já constava numa lista de 550 mil pessoas, suspeitas de manterem ligações a organizações terroristas. a memória de um dramático 11 de Setembro, levou as autoridades norte-americanas e internacionais a reforçar a vigilância nos aeroportos e aviões.
Os passageiros não podem levantar-sedurante a última hora de voo e a bagagem que os acompanha durante o trajecto é muito limitada. Os pilotos não podem informar os viajantes sobre a localização do avião, quando já se encontram sobre o território norte-americano. a agência de transportes americanos – Transportation Security administration (TSa) – incentiva os passageiros a redobrarem a atenção e denunciarem qualquer comportamento suspeito.
Falsos alertas já ocorreram estes dias. Segundo o jornal francês, Le Monde, ontem, polícias e bombeiros aguardavam a chegada do voo 253 da Northwest airlines ao aeroporto de Detroit. a demora de um homem nigeriano, doente, na casa de banho do avião deu origem ao estado de alerta. Estes episódios são reveladores da tensão existente e resultaram em longas filas de espera e várias horas de atraso nos aeroportos internacionais. Peritos britânicos desvalorizam as medidas tomadas pelas autoridades. Consideram tratar-se de uma reacção excessiva e uma vitória para o terrorismo.