Ki-moon revelou a sua profunda preocupação por as questões que levaram ao conflito de há um ano e as suas preocupantes consequências permanecerem
Ki-moon revelou a sua profunda preocupação por as questões que levaram ao conflito de há um ano e as suas preocupantes consequências permaneceremHá um ano foi lançada uma ofensiva de três semanas pelo exército israelita na Faixa de Gaza. Passados 12 meses, o secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon veio sublinhar a sua profunda preocupação por as questões que levaram ao conflito e as suas preocupantes consequências continuarem por analisar e serem resolvidas.
a campanha militar, conhecida como Operação Chumbo, tinha como objectivo declarado erradicar os ataques com foguetes por militantes islamistas, que operam na Faixa de Gaza, contra o território israelita. Mas a desproporção da resposta ficou evidente nos números: mais de 1. 400 mortos, cinco mil feridos e muitas casas, escolas, hospitais e mercados reduzidos a escombros.
Ban Ki-moon disse que as restrições à entrada de materiais de construção e de ajuda em Gaza tem paralisado a economia e os esforços de reconstrução, negando-se assim direitos humanos básicos aos habitantes de Gaza.