Em tempo de crise global, aumenta a consciência de que é necessário mudar os modos de vida e de produção. O Fórum Social Mundial muito contribui para essa evolução
Em tempo de crise global, aumenta a consciência de que é necessário mudar os modos de vida e de produção. O Fórum Social Mundial muito contribui para essa evoluçãoEm 2010, o Fórum Social Mundial celebra os seus dez anos de existência. O importante evento anual já reuniu dezenas de milhares de pessoas de todo o mundo. assume-se como um espaço internacional de reflexão com vista à construção de um outro mundo. a primeira edição, assim como muitas das outras que seguiram, ocorreram na cidade Porto alegre, no estado de Rio Grande do Sul, no Brasil. Falta precisamente um mês para a edição 2010. O evento decorre de 25 a 29 de Janeiro, na mesma cidade. Pela ocasião do seu 10º aniversário, várias outras acções serão realizadas por todo o mundo.
O Fórum Social através do debate ajuda a construir alternativas para a promoção do desenvolvimento humano, em oposição ao espírito capitalista da sociedade actual. Vai permitindo cada vez mais visualizar como deve ser construído o mundo que queremos, e que valores devem reger nossas vidas, afirma Francisco Whitaker Ferreira, um dos mentores do evento. Em entrevista à agência adital, explica que: Começa a crescer a consciência da importância de assegurar que os bens comuns da humanidade não possam ser privatizados nem transformados em mercadoria. a economia solidária, assim como outras formas de comércio justo, vai se espalhando pelo mundo fora.