ainda lhe falta comprar um presente? Não procure mais.com o kit Yanomami, dos ‘Presentes solidários’, vai agradar a quem o recebe e ajudar os Índios do Brasil
ainda lhe falta comprar um presente? Não procure mais.com o kit Yanomami, dos ‘Presentes solidários’, vai agradar a quem o recebe e ajudar os Índios do BrasilO kit Yanomami é uma das ofertas que pode fazer a diferença. Este conjunto de redes de pesca, anzóis, cana, rede de dormir entre outros, é um dos presentes solidários de 2009, uma iniciativa da Fundação Evangelização e Culturas (FEC).
Este presente é especial. a pessoa a quem o oferece vai receber um certificado enquanto que, no Brasil, os índios apoiados pelos Missionários da Consolata vão receber algo que lhes permite viver um pouco melhor. Custa 20 euros.
Foi Bernardino Silva, ligado à Cáritas Portuguesa, que propôs à FEC este projecto, depois da participação no Fórum Social realizado no Brasil e de um contacto com dois missionários: Elísio assunção e antónio Fernandes.
Convidaram-no a conhecer os projectos locais, tendo passado uma semana em Catrimani, com o povo Yanomami. a partir daí houve uma interacção grande, sobretudo nos projectos ligados à escola. Tentei preparar uma forma de ajudar, não só ao nível da Cáritas portuguesa, mas também de outras possibilidades, explica à Fátima Missionária.
a experiência de uma semana a viver numa maloca foi única, salienta o coordenador da Operação 10 Milhões de Estrelas, um gesto pela paz. E por isso já me tenho auto-preparado para voltar lá no próximo ano, confessa. Uma viagem a repetir, também, para mostrar que existe esta responsabilidade de projectos e um interesse muito grande em ajudar estes povos que são mais pobres, mais carenciados,mas muito humildes na forma de estar e de ser.
a campanha ‘Presentes solidários 2009’ decorre até 6 de Janeiro de 2010. até lá ainda pode surpreender os seus amigos, familiares e colegas de trabalho com estes presentes originais e assim participar neste dinamismo de solidariedade. até agora, já foram angariados mais de 3. 400 presentes. 143 são kits Yanomami.