a Igreja reconhece oficialmente “as virtudes heróicas” de Karol Wojtyla, declarando-o venerável, e abrindo caminho para a beatificação
a Igreja reconhece oficialmente “as virtudes heróicas” de Karol Wojtyla, declarando-o venerável, e abrindo caminho para a beatificaçãoO Vaticano poderá anunciar oficialmente, em breve, a data certa da beatificação. Tudo indica que deverá acontecer em Outubro de 2010, em Roma, adianta o jornal El Mundo’. O processo de beatificação de João Paulo II foi aberto dois meses depois da sua morte, numa excepção, já que o Código de Direito Canónico define que passem cinco anos depois da morte de um servo de Deus para a abertura do processo.
antes da beatificação é necessário que seja examinado o milagre atribuído a João Paulo II. Trata-se do caso da religiosa francesa Marie Simon-Pierre, curada em 2005, sem explicação médica da doença de Parkinson (João Paulo II também padecia desta doença). O processo será depois analisado por uma comissão médica, uma comissão de teólogos e, por fim, pela comissão de bispos e cardeais.
O cardeal arcebispo de Bruxelas, discorda do avanço rápido do processo de beatificação e defende que deveria ser respeitado o procedimento normal. Numa entrevista à revista católica 30 giorni (30 dias em português), Gofried Danneels lembra que a santidade não precisa de corredores especiais.