No dia de Natal muitos refugiam-se em localidades fora dos grandes centros urbanos para descansar, explica José Marçal. a festa, de tradição religiosa, serve demasiado o consumismo, lamenta
No dia de Natal muitos refugiam-se em localidades fora dos grandes centros urbanos para descansar, explica José Marçal. a festa, de tradição religiosa, serve demasiado o consumismo, lamentaO Natal proclama a paz, a fraternidade, mas sem os valores cristãos, considera o missionário da Consolata sobre o Natal, a nortedo Brasil. a festa é preparada com muita antecedência, mas só a Consoada traduz o espírito natalício, que se faz sentir pela Europa. a família reúne-se sobretudo no dia 24 de Dezembro, à noite, afirma José Marçal.
Na Europa, estão todos reunidos em volta de fogueira e no Brasil fugimos do calor o mais que possível, brinca. Nas comunidades onde trabalhou, verificou que o dia de Natal – 25 de Dezembro -é encarado como um dia de descanso. Muitos procuram refúgio nos sítios, localidades à beira do rio.
No Brasil, no período do advento, também se verifica um grande consumismo. Os mais pequenos estão no centro das atenções. Os pais podem até não ter muito dinheiro, mas a prenda que a criança pede, eles tentam comprar, explica.
Ouça peça áudio
Missionário da Consolata fala sobre o povo brasileiro
José Marçal fala da sua experiência missionária