Relatório de comissão de inquérito à morte de 150 civis desarmados aponta dedo a autoridades. ONU quer fim deste ciclo
Relatório de comissão de inquérito à morte de 150 civis desarmados aponta dedo a autoridades. ONU quer fim deste cicloO Governo da Guiné-Conacri deve romper definitivamente com a violência que marcou a repressão contra manifestantes desarmados no final de Setembro, quando pelo menos 150 civis foram mortos, desafiou este sábado o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
Num comunicado divulgado pelo seu porta-voz, Ban Ki-moon esclareceu ter enviado o relatório da Comissão Internacional de Inquérito sobre a repressão mortal autorizada pelo Governo de Conacri para o Conselho de Segurança, a União africana e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEaO), organização que integra os países desta região, incluindo a Guiné.
Essa comissão, uma entidade independente promovida por Ban Ki-moon, está incumbida de analisar os acontecimentos de 28 de Setembro, quando as Forças armadas guineenses abriram fogo contra manifestantes na capital do país, Conacri. Para além das mortes, muitos outros manifestantes foram violados ou atacados por membros das forças armadas do país, referem conclusões.