a crí­tica é feita pela delegação francesa da Greenpeace. apesar do fracasso da cimeira, ainda resta um ponto positivo: a mobilização de milhões de pessoas pelo bem do planeta
a crí­tica é feita pela delegação francesa da Greenpeace. apesar do fracasso da cimeira, ainda resta um ponto positivo: a mobilização de milhões de pessoas pelo bem do planeta a Greenpeace condena o fraco acordo, a pegar ou largar, resultante da cimeira de Copenhaga, concluída oficialmente, ontem. Para a organização pela defesa do ambiente, trata-se de um acordo mais imposto do que proposto, por uma minoria de países presentes, embora mais ricos. Uma pirueta diplomática, assim se refere ao resultado do encontro sobre o clima, na Dinamarca.
Copenhagalevou a umaregressão em relação ao protocolo de Quioto, pode ler-se no site da delegação francesa da organização. a organização dirige fortes críticas a Barack Obama, presidente norte-americano, do qual se esperava muito mais. aponta ainda para a tomada de posição, demasiado pessoal do dirigente francês, Nicolas Sarkosy, quando se deveria ouvir uma só voz da Europa. a China, por sua vez, como grande poluidora do planeta, também não facilitou as negociações.
Há no entanto algo de positivo neste encontro: a mobilização da comunidade internacional. Milhões de pessoas, de norte a sul, conscientes da urgência [dos problemas do clima] e exigindo mais igualdadeface aos perigos. O encontro criou muitas expectativas. apesar do fracasso das negociações, abriu-se uma porta para um debate mundial sobre a necessidade de salvar o planeta, pela primeira vez.