Cada religião pode desempenhar um papel importante na promoção da paz, porque reconhecer Deus como criador do homem, de todos os homens sem distinção, está na base do respeito recí­proco
Cada religião pode desempenhar um papel importante na promoção da paz, porque reconhecer Deus como criador do homem, de todos os homens sem distinção, está na base do respeito recí­procoEnquanto em Copenhaga se tenta chegar a um acordo sobre o que fazer quanto ao futuro do mundo, em matéria de ambiente e alterações climáticas, Bento XVI apelou aos oito novos embaixadores para que preservem o meio ambiente e se preocupem em encontrar energias alternativas. O problema do meio ambiente deve ser enfrentado em nível internacional e devem ser colocados limites à exploração dos recursos, procurando novos modelos de desenvolvimento, afirmou o Pontífice aos embaixadores da Dinamarca, Uganda, Sudão, Quénia, Cazaquistão, Bangladesh, Finlândia e Letónia.
Encorajo vivamente as autoridades políticas dos vossos países, e do conjunto das nações, não só a reforçarem a sua acção a favor da salvaguarda do ambiente, mas também – já que o problema não pode ser enfrentado apenas a nível de cada um dos países – a serem uma força de proposta e encorajamento, para chegar a acordos internacionais impositivos, que sejam úteis e justos para todos, defendeu o Santo Padre.
Fazer algo implica mobilizar as inteligências e a criatividade de todos, intensificando a investigação das energias e dos recursos disponíveis. Esforços que não dispensam uma transformação do actual modelo de desenvolvimento da sociedade. a Igreja propõe que esta profunda modificação – a descobrir e a viver – se oriente pela noção de desenvolvimento integral da pessoa humana. O bem do homem não reside num consumo cada vez mais desenfreado e na acumulação ilimitada de bens – consumo e acumulação reservados a um pequeno número e propostas como modelos de massa, disse.