ao 31º dia de greve de fome, a activista sariana foi hospitalizada fortemente desidratada. Mas não será alimentada, a seu pedido
ao 31º dia de greve de fome, a activista sariana foi hospitalizada fortemente desidratada. Mas não será alimentada, a seu pedido a activista sariana aminetu Haidar foi hospitalizada já esta quinta-feira ao início da madrugada, com fortes náuseas, vómitos e dores abdominais, quando cumpre o 31º dia de greve de fome. O internamento, a seu pedido, como explicou a sua porta-voz, não deverá interromper a forma de protesto contra o facto do Governo de Marrocos não lhe permitir a entrada no território ocupado do Sara Ocidental.
Muito desidratada, mas consciente, Haidar, 42 anos, mãe de dois filhos adolescentes, foi levada para o hospital de Lanzarote, depois de um mês no aeroporto local. aminetu viu o seu já débil estado de saúde agravar-se nos últimos dois dias, vomitando sangue, mas continua consciente, segundo fonte médica, que confirmou que a activista não será obrigada a alimentar-se.
Para este sábado, prevê-se uma manifestação ibérica de solidariedade em Madrid, com movimentos portugueses e espanhóis a convergirem para a capital de Espanha, para exigirem de Espanha e da União Europeia o regresso de Haidar a casa e o respeito da parte de Marrocos e da comunidade internacional que prevêem a realização de um referendo sobre a autodeterminação do Sara Ocidental, processo interrompido e sucessivamente boicotado por Rabat desde 1991.