Bispo do Porto pede «maior sentido de responsabilidade». O país deve ser a grande preocupação de «todos os que estamos na vida Política»
Bispo do Porto pede «maior sentido de responsabilidade». O país deve ser a grande preocupação de «todos os que estamos na vida Política»Manuel Clemente apela a que baixe de intensidade a tensão e crispação política, vividas nos últimos tempos em Portugal. Independentemente das opções particulares ou objectivos pessoais ou de grupo a curto prazo, há um país a resolver, defendeu o Prémio Pessoa 2009, citado pela TSF.
No final da apresentação da nona edição da Revista de História da Sociedade e da Cultura, o prelado disse aos jornalistas que a vida política em si mesma implica sempre um certo despique, uma certa dialéctica, que faz parte das várias correntes. Mas, como assenta em pessoas, antes das ideias e propostas, o bispo da diocese portuense exorta os políticos a uma atitude de benevolência e de simpatia para a resolução dos assuntos.
Também os cidadãos devem ter uma atitude responsável, aprofundando questões, debatendo-as com calma, apontou Manuel Clemente. O primeiro elemento da Igreja galardoado com um prémio atribuído há 22 anos, considera que, apesar das discordâncias, é em conjunto que os assuntos devem ser resolvidos.