«No Natal celebramos esta vinda de Deus ao coração do nosso mundo: Deus tão humano como nós e, em certos aspectos, ainda mais humano»
«No Natal celebramos esta vinda de Deus ao coração do nosso mundo: Deus tão humano como nós e, em certos aspectos, ainda mais humano»O Natal cristão é, antes de mais, a festa da generosidade superabundante de Deus. É o próprio Deus que se dá a nós, Deus connosco e para o mundo, afirma o bispo da diocese de Leiria-Fátima. Num texto para esta quadra, antónio Marto lembra que o menino Deus veio e continua a vir, na história da humanidade, a bater à porta de cada homem e de cada mulher de boa vontade para trazer às pessoas, às famílias e aos povos o dom da fraternidade, da concórdia e da paz.
Na mensagem do Natal, o prelado assinala que, nestes últimos dias deste ano 2009 pairam, sobre o mundo e o nosso país, nuvens negras, densas e ameaçadoras. O bispo diocesano refere-se aos reflexos da crise económico-financeira, ao desemprego crescente, a novas situações de pobreza, ao cancro tentacular da corrupção, à quebra de confiança na justiça, à gripe a sem esquecer as alterações climáticas.
a estes problemas acrescem outros nos diferentes momentos do nosso caminho pessoal e familiar. a todos os fiéis, antónio Marto quer transmitir uma palavra de esperança. E este Natal apresenta-se como um desafio a um suplemento especial de fraternidade e partilha para nos fazer próximos e ajudar as pessoas e famílias em dificuldade.
Uma quadra natalícia que pode ser o primeiro passo para novos modos de vida marcados por novas formas de solidariedade e por uma santa e saudável sobriedade, como estilo de vida ordenado, equilibrado, atento ao essencial e fora de todo o tipo de excesso no consumo, no endividamento, na escravidão da moda, na ostentação da grandeza e da riqueza, no supérfluo.