é o 12. º país com melhor desempenho relativamente às alterações climáticas na avaliação do comportamento dos 57 países mais industrializados
é o 12. º país com melhor desempenho relativamente às alterações climáticas na avaliação do comportamento dos 57 países mais industrializadosO índice ‘Climate Change Performance Index’ (CCPI), da responsabilidade da ONG do ambiente GermanWatch e da Rede Europeia de acção Climática a que pertence a portuguesa Quercus, foi divulgado durante a Cimeira de Copenhaga. Neste ranking, o país sobe três posições, adianta o Expresso.
O CCPI mostra que nenhum país dos considerados pode ser destacado como tendo um desempenho satisfatório no que respeita à protecção do clima , adianta a Quercus. O critério de avaliação são as medidas tomadas por cada país para assegurarem à escala global um aumento de temperatura inferior a 2ºC. O país melhor classificado foi o Brasil, seguido da Suécia, Reino Unido e alemanha. Em último lugar está a arábia Saudita.
Neste estudo é analisada a evolução das emissões, nos últimos anos, de quatro sectores: energia eléctrica, transportes, residencial e indústria; as emissões relacionadas com a energia em cada país, integrando variáveis como o produto interno bruto e as emissões per capita; e a avaliação da política climática do país a nível nacional e internacional.