Prevê-se que as populações mais desfavorecidas sejam as mais afectadas pelos problemas do clima. Em África, os efeitos já se fazem sentir, aumentando a fome e desnutrição
Prevê-se que as populações mais desfavorecidas sejam as mais afectadas pelos problemas do clima. Em África, os efeitos já se fazem sentir, aumentando a fome e desnutriçãoPela ocasião da cimeira mundial sobre o clima em Copenhaga, action Contre la Faim, [acção contra Fome], lembra que as alterações climáticas afectam, particularmente, os países mais pobres e as populações mais desfavorecidas. aumenta a desnutrição e a fome que atinge, já, mais de mil milhões de pessoas no mundo.
Refere-se em particular ao Mali. a organização francesa a actuar no país africano constatou a ocorrência de fortes secas. a estação de chuva tardou em chegar, condenando muito camponeses à fome. Os animais, sem água, acabam por morrer e as colheitas não resistem às secas. Em Gao, a leste do país,a situação é catastrófica. a população vive maioritariamente da criação de animais e da agricultura. a falta de água e suaduvidosa qualidade agravam a já complicada situação sanitária da população. aumentam as epidemias e a taxa de desnutrição.
a ajuda financeira aos países pobres é um dos pontos fundamentais, em debate na cimeira do clima em Copenhaga. a verbaserá paraapoiar as nações em desenvolvimento, já fortemente afectadas por catástrofes naturais, a adaptarem-se às alterações climáticas. Ontem, cerca de 30 mil pessoas manifestaram-se pelas ruas da capital dinamarquesa, pedindo um acordo forte e ambicioso. 700 acabaram detidas devido a actos violentos. Nestes últimos dias do encontro, dirigentes europeus avançaram números concretos. a Europa prevê disponibilizar sete mil milhões de euros, num prazo de três anos.