Projecto «Zambujal Melhora», elaborado pela Câmara de amadora e pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, promete mudar completamente a imagem do bairro do Zambujal, até 2011
Projecto «Zambujal Melhora», elaborado pela Câmara de amadora e pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, promete mudar completamente a imagem do bairro do Zambujal, até 2011 a 9 de Dezembro, na quarta-feira, Manuel Celeiro, arquitecto, e Jorge Miranda, advogado, reuniram-se com os moradores e uma organização do bairro do Zambujal, parafalar sobreo projecto que vai melhorar o visual da localidade, nos próximos anos. Trata-se de um programa constituído por três eixos: habitação, ambiente e espaço público e desenvolvimento social e económico.
O projecto Zambujal Melhora, tem como finalidade requalificar o bairro, promover a reabilitação dos urbanística habitacionais, de forma a repor as condições de habitabilidade e melhorar os níveis de conforto dos moradores. Mãe das Águas será a primeira rua a ser reestruturada. Depois, as obras estender-se-ão por todo o bairro.
O Zambujal Melhora tem também como objectivos melhorar a qualidade ambiental do bairro, através da criação de uma estrutura verde; melhorar o ambiente urbano, reordenando-o e melhorando as acessibilidades e a mobilidade; promover a economia social local (coesão social, actores sociais).
Será financiado por fundos comunitários e outras entidades como o IHRU (Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana). Já foi aprovado pela Câmara da amadora. além dos moradores, o encontro contou com a participação de Felicidade Nunes, presidente d’ a partilha e do padre Maurício Guevara, Missionário da Consolata, responsável pelo Centro Comunitário do Zambujal.