O Bispo do Porto foi a personalidade escolhida para receber o galardão, iniciativa do semanário Expresso. O júri destacou a sua postura humaní­stica
O Bispo do Porto foi a personalidade escolhida para receber o galardão, iniciativa do semanário Expresso. O júri destacou a sua postura humaní­sticaManuel Clemente, bispo do Porto, é o vencedor do Prémio Pessoa 2009. O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais mostrou-se surpreendido por ter sido o escolhido. Perante a novidade, declarou: não sou merecedor de um galardão como este, que tomo como um encargo e responsabilização, também, porque sou um homem de Igreja e tento ser um homem da cultura e da sociedade. Isto agora responsabiliza-me para ainda o ser mais, assegurou,citado pela agência Ecclesia.
O Prémio Pessoa é atribuído, todos os anos, ao português que se tenha distinguido no campo artístico, literário ou científico, a nível nacional. O júri enalteceu a sua intervenção cívica, além da sua vasta obra historiográfica. Tem-se destacado por uma postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância, de combate à exclusão e da intervenção social da Igreja, declararam os jurados.
a atribuição do Prémio foi anunciada, hoje, no Palácio de Seteais, em Sintra,durante a conferência de imprensa do júri, presidido por Francisco Pinto Balsemão. Manuel Clemente é uma referência para a sociedade portuguesa, considerou o presidente do grupo Impresa, segundo a mesmaagência. Manuel Clemente deverá receber 60 mil euros por ter sido o vencedor do prémio.