a ajuda aos países pobres é o tema em debate, hoje, na Dinamarca, onde decorre a cimeira sobre o clima. 7 mil milhões de euros é a quantia apontada, mas ainda não confirmada
a ajuda aos países pobres é o tema em debate, hoje, na Dinamarca, onde decorre a cimeira sobre o clima. 7 mil milhões de euros é a quantia apontada, mas ainda não confirmadaNo final da primeira semana de negociações em Copenhaga, países participantes avançam com números concretos sobre um dos pontos-chave deste encontro: o financiamento aos países pobres. Países europeus anunciaram, hoje, o montante da ajuda financeira que a Europa pretende atribuir às nações em desenvolvimento. De acordo com o jornal francês, Le Figaro, a verba distribuída por três anos ronda os seis mil milhões de euros. O anúncio foi realizado durante uma conferência dada por Nicolas Sarkosy, presidente francês, e Gordon Brown, primeiro-ministro britânico. aguarda-se a confirmação oficial.
O presidente da Comissão Europeia já tinha defendido, anteriormente, uma quantia situada entre os 5 mil milhões e os 7 mil milhões de euros. Durão Barroso considerava-a necessária para uma ajuda mais imediata aos países em desenvolvimento. Na altura, este número foi recebido com alguma dúvidas. Mas, a verdade é que, hoje, este número já é parte do consenso não apenas na Europa, mas também a nível global, admite Durão Barroso, segundo a estação de rádio antena 1. Fala-se em cerca de 7 mil milhões de euros, revela.