Ki-moon está preocupado com estado de saúde da activista sariana e pediu a Marrocos e Espanha que encontrem uma solução. Juristas apelam a Obama
Ki-moon está preocupado com estado de saúde da activista sariana e pediu a Marrocos e Espanha que encontrem uma solução. Juristas apelam a ObamaÉ necessária uma acção urgente de Espanha e Marrocos no caso da activista sariana. O apelo é do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, sobre aminetu Haidar, cujo estado de saúde se está a deteriorar rapidamente, depois de ter entrado em greve de fome no mês passado quando Marrocos negou a sua entrada no Sara Ocidental, de onde é originária, território ocupado pelo regime de Rabat.
Ban Ki-moon falou esta quinta-feira com o ministro dos assuntos Exteriores espanhol, Miguel angel Moratinos, e deve reunir-se com o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Taib Fassi Fihri, para discutir a condição de aminatou Haidar, que mantém a recusa em ser alimentada no aeroporto de Lanzarote, nas ilhas Canárias, Espanha, depois de lhe te sido recusada entrada.
O secretário-geral expressou a sua preocupação pela saúde [de Haidar] a deteriorar-se e enfatizou que uma solução deve ser encontrada com a máxima urgência, esclareceu o porta-voz da ONU, Martin Nesirky. Ele propôs as medidas possíveis para resolver a situação.
Também esta quinta-feira, a Plataforma Internacional de Juristas por Timor-Leste dirigiu uma carta aberta ao Presidente americano com grande urgência para solicitar o apoio de Barack Obama para garantir o regresso seguro de [aminetu] Haidar à sua terra natal e para garantir o cumprimento do direito internacional, tanto para ela como para o povo sariano. Já o Governo de Timor-Leste manifestou a sua solidariedade com a activista.