O governo francês discorda das acusações e defende o profissionalismo de Eric Bosc. as autoridades togolesas acusam-no de «actividades incompatí­veis com o seu estatuto»
O governo francês discorda das acusações e defende o profissionalismo de Eric Bosc. as autoridades togolesas acusam-no de «actividades incompatí­veis com o seu estatuto» a poucos meses das eleições presidenciais no Togo, surge um conflito diplomático entre o país e a França. O governo togolês expulsou Eric Bosc, primeiro secretário da embaixada francesa, devido à sua relação demasiadamente próxima de um dos candidatos ao escrutínio de 28 de Fevereiro. O diplomata terá que abandonar o país até 19 de Dezembro de 2010, revela o Jeuneafrique.com
as autoridades togolesas alegam que o político desenvolve actividades incompatíveis com o seu estatuto. acusam-no de não manter a imparcialidade em relação aos partidos políticos e de estar mais próximo de Kofi Yamgnane, ex-secretário de estado francês. O candidato às eleições confirmou à revista Jeuneafrique asua relação de amizade com o diplomata francês, mas desvaloriza as acusações. O facto de um ser diplomata e o outro político não nos impede de sermos amigos, considerou.
O governo francês respondeu ao acto pedindo a saída de um diplomata togolês. Defende Eric Bosc que se encontra no país há três anos. O ministério dos negócios estrangeiros assegura que o mesmo nunca ultrapassou a sua missão, mostrando muito profissionalismo no contacto com partidos legais.