Corpo Nacional de Escutas celebra os 61 anos da Declaração universal dos direitos do Homem com um projecto realizado por Caminheiros e Pioneiros
Corpo Nacional de Escutas celebra os 61 anos da Declaração universal dos direitos do Homem com um projecto realizado por Caminheiros e PioneirosO Homem é sujeito de direitos, largamente consagrados, embora demasiado frequentemente desrespeitados, mas é igualmente sujeito de deveres. Mas será que o pleno respeito pelos Direitos do Homem será alcançado? Que deveres temos?
Lançada, hoje, 10 de Dezembro, por ocasião do 61ºaniversário da Declaração universal dos direitos do Homem, a Carta dos deveres do Homem resulta de um trabalho efectuado por jovens dos 14 aos 22 anos, das secções de Pioneiros e Caminheiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE). O objectivo era contribuir para a reflexão e definição de uma proposta de deveres do Homem.
Depois de um trabalho feito pelos escuteiros através de debates e pesquisas, um conselho consultivo, composto pelo João Carlos Espada, da Universidade Católica Portuguesa, e por Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa do Bancos alimentares contra a Fome, trabalharam estas propostas com eles. O resultado é um texto que propõe uma Carta dos deveres do Homem que será apresentado, também, formalmente e presencialmente.
Recorde-se que a 10 de Dezembro de 2008 celebraram-se os 60 anos da Declaração universal dos direitos do Homem e teve início o ano internacional da aprendizagem dos direitos humanos que se prolongou ao longo de todo o ano de 2009.