O Islamismo está a ganhar terreno em Moçambique. Não que tenha mais fiéis, mas estão a ser construí­das mais mesquitas
O Islamismo está a ganhar terreno em Moçambique. Não que tenha mais fiéis, mas estão a ser construí­das mais mesquitasMaputo conta actualmente com uma dúzia de mesquitas. Mas isso não significa necessariamente a existência de muitos muçulmanos, explica o presidente da Comissão Episcopal Moçambicana (CEM). Lúcio andrace assinala que estes templos são construídos com dinheiro do petróleo. O prelado salienta que quando os católicos pedem dinheiro às autoridades civis europeias para construir uma igreja não há. Mas para hospitais e escolas há. a única organização que os ajuda a construir capelas é a aIS – Fundação ajuda à Igreja que Sofre, disse.
as mesquitas têm como objectivo mostrar a presença islamita na sociedade. E com o andar do tempo, a presença de uma mesquita vai modificar a mente das pessoas. aliás, muitos dos que prosseguem estudos fazem-no porque são apoiados pelos senhores do petróleo e vão estudar fora.
Ora isto faz recear o futuro de Moçambique, diz o bispo de Xai Xai. O Cristianismo corre o risco de desaparecer porque falamos muito e fazemos pouco, refere.
Para o presidente da CEM, a culpa é nossa não querer ajudar estas realidades que têm a ver com a fé. a maioria, diz, referindo-se a países europeus, prefere ajudar projectos sociais e muitos não pensam em ajudar as igrejas irmãs que sofrem dificuldades.
as receitas da campanha da Fundação ajuda à Igreja que Sofre (aIS) revertem, neste Natal para os seminários de Quelimane e de Jecua. Entre esses apoios encontram-se as receitas do livro Sacerdotes em Cristo , lançado em Fátima, a 8 de Dezembro. a obra reúne textos de doze sacerdotes, convidados a dar o seu testemunho vocacional.