a Cáritas Portuguesa apela a que os sinos das igrejas repiquem 350 vezes e convida os portugueses a juntarem-se tocando qualquer instrumento, dia 13 de Dezembro
a Cáritas Portuguesa apela a que os sinos das igrejas repiquem 350 vezes e convida os portugueses a juntarem-se tocando qualquer instrumento, dia 13 de DezembroÀs 14h, de domingo, em Portugal (15h em Copenhaga) o desafio é que haja 350 toques em alusão às 350 partes de CO2 [dióxido de carbono] por milhão na atmosfera, valor considerado pelos cientistas como o limite seguro para o planeta e para os seres humanos, adianta a Cáritas. Os portugueses são convidados a associar-se a este gesto tocando os seus tambores, apitos e outros instrumentos, como toque de alarme das consciências da própria humanidade.
O apelo à mobilização tem particular importância por estar a circular um documento quepoderá colocar em risco os resultados da reunião planeada para discutir o clima do planeta nas próximas décadas. a Dinamarca defende que os países mais ricos devem ter mais poder nas futuras negociações sobre alterações climáticas. as Nações Unidas seriam, assim, remetidas para segundo plano.
O jornal The Guardian apresenta um esboço do projecto: Uma redução de 50 por cento das emissões globais (em referência aos níveis de 1990) até 2050, quando a maior parte dos países industrializados já se tinha comprometido com cortes de 80 por cento nas suas próprias emissões. Sugere-se que o controlo financeiro das alterações climáticas seja entregue ao Banco Mundial, abandona-se o Protocolo de Quioto, e torna-se o dinheiro destinado a ajudar os países pobres dependente de um conjunto de medidas a serem tomadas.