Os dois filhos adolescentes de aminetu Haidar lançaram pedido às “crianças e mães de todo o mundo” pelo regresso da sua “mamã”, retida em Espanha
Os dois filhos adolescentes de aminetu Haidar lançaram pedido às “crianças e mães de todo o mundo” pelo regresso da sua “mamã”, retida em EspanhaSalvem a nossa mãe! – foi com esta frase que os filhos adolescentes de aminetu Haidar apelaram esta terça-feira às crianças e mães de todo o mundo para que se evite a tragédia do seu amílcar forçado e de uma eventual morte, num texto divulgado pela associação de amizade Portugal-Sahara Ocidental.
Na carta, Hayat El Kassimi, 15 anos, escreve em seu nome e do irmão, Mohamed el Kassimi, de 13, fazendo um apelo urgente a todas as crianças do mundo inteiro para que os apoiem. ao mesmo tempo, escreveu Hayat, lanço um apelo a todas as mães para que apoiem a nossa mãe, uma mãe separada dos seus dois filhos e que está em greve de fome há 22 dias, para que ela possa regressar para o nosso lado e possamos viver juntos em estabilidade. aminetu mantém a greve da fome no aeroporto de Lanzarote, nas ilhas espanholas das Canárias, depois das autoridades marroquinas a terem impedido de regressar a sua casa, no território ocupado do Sara Ocidental.
É doloroso para mim e para o meu irmão sabermos hoje [terça-feira] da má notícia de que a nossa querida mamã decidiu deixar de tomar os seus medicamentos, o que é muito perigoso para ela. [] ajudem a nossa querida mamã, evitem a tragédia que se irá a repercutir de forma negativa na nossa situação física e psíquica.
Também esta terça-feira a alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos defendeu o direito de regresso ao seu país da militante sariana, de acordo com a mesma organização portuguesa. Tenho acompanhado a questão e estou particularmente preocupado com o estado de saúde de Haidar, afirmou Navi Pillay.