Quase duas dezenas de países participantes, no campeonato do mundo de futebol de 2010, na África do Sul, aderem a um projecto pela protecção do meio ambiente
Quase duas dezenas de países participantes, no campeonato do mundo de futebol de 2010, na África do Sul, aderem a um projecto pela protecção do meio ambienteO Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente anunciou um acordo com 17 selecções de futebol, no primeiro dia da conferência de Copenhaga. as equipas participantes prometeram compensar as emissões de substâncias nocivas, resultantesdas viagens oficiais para o campeonato, avança a rádio das Nações Unidas. as 17 nações são: Brasil, Camarões, Chile, Costa do Marfim, Inglaterra, Grécia, Itália, Japão, Coreia, Holanda, Nova Zelândia, Nigéria, Sérvia, Estados Unidos, Uruguai e a África do Sul.
a aposta no transporte é fundamental, pois, prevê-se que as deslocações, quer das selecções, quer do público, representem mais de 67 por cento das emissões de gases poluentes. a organização anunciou ainda outras importantes medidas pela preservação do meio ambiente. Um acordo com a Organização Global do Meio-ambiente disponibiliza uma verba de um milhão de dólares para a realização de um campeonatosustentável, a nível ambiental. Entre outras coisas, o projecto vai permitir a seis cidades sul-africanas reduzir o consumo de energia, através de lâmpadas, semáforos e placares de publicidade a energia solar.