O 10º aniversário da beatificação de Francisco e Jacinta Marto, o quinto aniversário da morte da irmã Lúcia e os 100 anos do nascimento da mais nova dos videntes marcam a vinda do Papa
O 10º aniversário da beatificação de Francisco e Jacinta Marto, o quinto aniversário da morte da irmã Lúcia e os 100 anos do nascimento da mais nova dos videntes marcam a vinda do PapaNo santuário mariano o Pontífice presidirá à recitação do Rosário e procissão das velas no dia 12 de Maio, bem como à Eucaristia da peregrinação de dia 13. Não está ainda clarificada a presença do Papa na procissão das velas, adiantou o coordenador da visita eclesial. Em causa está a saúde do bispo de Roma, pelo que poderá não ser viável. a Eucaristia de 12 de Maio à noite, será presidida pelo cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone.
No dia 13, depois das celebrações, o Santo Padre visitará a basílica de Nossa Senhora do Rosário, onde estão sepultados os pastorinhos de Fátima. O Papa dormirá duas noites em Fátima. além do santuário mariano, a viagem do Papa a Portugal inclui uma visita a Lisboa, onde aterrará, a 11 de Maio, e ao Porto, de onde embarcará para Roma, a 14 de Maio.
Em Lisboa, Bento XVI cumpre uma visita de cortesia de presidente da República, no Palácio de Belém. Cavaco Silva acompanhará a visita, disse Carlos azevedo aos jornalistas, na apresentação do programa oficial da visita. O primeiro-ministro, José Sócrates tem marcado um encontro com o Pontífice, na manhã de 12 de Maio, antes de partir de helicóptero para Fátima.
a nível eclesial, Sua Santidade presidirá a uma Eucaristia, em Lisboa, estando ainda por definir o local. Mas os responsáveis da Igreja portuguesa, afiançou o bispo auxiliar de Lisboa, pretendiam que fosse celebrada num local perto do rio, onde se pudesse avistar o Santuário de Cristo Rei, em almada, e para haver uma referência directa, a este local religioso. além disso o helicóptero também sobrevoará o santuário a caminho de Fátima, explicou Carlos azevedo.
Na capital portuguesa está agendado um encontro com o mundo da cultura, nas vertentes das artes, ciência, academias, mundo académico, enquanto em Fátima se realizam dois encontros especiais: um com o clero e outro com as organizações da Pastoral social.