Verificam-se melhorias notáveis quanto ao respeito pelos direitos humanos no Togo. Mas, ainda muito se pode fazer
Verificam-se melhorias notáveis quanto ao respeito pelos direitos humanos no Togo. Mas, ainda muito se pode fazerMusa Gassama realçou os progressos realizados na área dos direitos humanos no Togo, em 2009. O representante do alto Comissariado dos Direitos Humanos das Nações Unidas lembrou, no entanto, que o esforço deve manter-se num país que se prepara para eleger um novo presidente. as eleições presidenciais no Togo estão previstas para 28 de Fevereiro.
De acordo com a agência missionáriaMisna, O responsável destaca a abolição da pena de morte, em Junho, e a ratificação de várias convenções internacionais. Entre os aspectos a melhorar, aponta as condições de vida dos detidos, em particular, os interrogatórios e a difícil comunicação com familiares e amigos.
as eleições de Fevereiro são muito importantes, pois marcam o regresso do voto democrático. O escrutínio de 2005 ficou marcado por episódios violentos, com um total de 154 mortos e milhares de deslocados. O alto Comissariado dos Direitos Humanos já anunciou o desenvolvimento de uma campanha de sensibilização dos partidos, dos medias e da população, para um escrutínio isento de violência.