Tem início, hoje – 7 de Dezembro – a tão esperada Conferência de Copenhaga, na Dinamarca. Espera-se um acordo ambicioso e responsável
Tem início, hoje – 7 de Dezembro – a tão esperada Conferência de Copenhaga, na Dinamarca. Espera-se um acordo ambicioso e responsávelaté 18 de Dezembro, reúnem-se representantes de 192 países no encontro das Nações Unidas sobre as alterações climáticas. Grandes expectativas rodeiam este acontecimento, que deve culminar num acordo eficaz, substituto do Protocolo de Quioto.
Peritos das Nações Unidas, inclusive Ban Ki-moon, secretário-geral do órgão, apelaram nas últimas semanas a um acordo climático justo e responsável, que respeite os direitos humanos. Rajendra Pachauri, prémio Nobel da paz e presidente do grupo de cientistas da ONU para as questões climáticas, alerta para a urgência climática. a acção internacional é urgente e essencial para fazer face às alterações climáticas, afirmava, em comunicado. No mesmo documento, o responsável lembra que a redução dos gases de efeito estufa é o principal elemento no combate ao aquecimento climático. adverte ainda para ameaças à saúde das populações, como o aparecimento de novas doenças.
Os mais pobres serão os mais afectados, sendo que é necessário delimitar um plano de acção para ajudar os países de terceiro mundo a adaptarem-se às alterações do clima. Esta questão foi bastante discutida nas conversações que anteciparam a conferência. Importa lembrar que um dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) é precisamente a sustentabilidade ambiental. Os ODM reconhecem que a vida futura da humanidade depende da preservação do meio ambiente. Citemos o caso da agricultura, sector que pode sofrer graves alterações, e da qual dependem grande parte das populações mais pobres.