Num tempo em que aumenta a discriminação contra os migrantes, o Paraguai destaca-se por regularizar a situação de muitos brasileiros, a viverem ilegalmente no país
Num tempo em que aumenta a discriminação contra os migrantes, o Paraguai destaca-se por regularizar a situação de muitos brasileiros, a viverem ilegalmente no paísUm projecto-piloto, no Paraguai, ajuda os imigrantes brasileiros ilegais em questões de habitação e trabalho. Resulta de um acordo entre a Organização Internacional de Migrações (OIM)e o governo do Paraguai. Foram concedidas residências temporárias a 1,1 mil brasileiros ilegais, a viver no leste do país. Na região, residem cerca de 100 mil, de acordo com a OIM.
Os brasileiros começaram a emigrar clandestinamente na década de 1970. Trabalham no cultivo de soja, trigo e girassóis. É um projecto de regularização de uma população de migrantes que há muito tempo necessitava de documentação legal que lhe permitisse morar e trabalhar no Paraguai, esclareceu Guillermo Sosa, responsável do órgão, citado pela rádio das Nações Unidas. a primeira fase do projecto concluiu-se esta semana. Os imigrantes já podem no futuro abrir contas bancários, trabalhar em determinadas áreas eobter concessões de terras.