Mulheres africanas recorrem a cremes para aclarar a pele. as crianças também não escapam à perigosa preocupação estética. Tudo, para garantirem sucesso nas suas famílias
Mulheres africanas recorrem a cremes para aclarar a pele. as crianças também não escapam à perigosa preocupação estética. Tudo, para garantirem sucesso nas suas famíliasSe na Europa, a maioria das mulheres sonha com uma pele bronzeada, em África, a preocupação da mulher é exactamente o contrário. as africanas servem-se de cremes pouco fiáveis para obterem um tom de pele mais claro, avança o Jeuneafrique.com. Nos países do centro e oeste do continente, essa característica é sinónimo de beleza e sucesso. O hábito é também o resultado de sentimentos racistas e discriminatórios. Os clientes usam o creme para se sentirem mais integrados.
Em criança era muito negra. a minha mãe aclarava a pele e eu contrastava muito com ela, recorda uma mulher de 34 anos, originária do Gabão. Perante os comentários de outras pessoas, começou a colocar-lhe creme, com apenas oito anos. Ela não suportava ver alguém com a pela muito negra. Nem dormia descansada se não pusesse o creme, conta.
a prática comum em adultos, começa a ser cada vez mais utilizada em crianças africanas e até em bebés. Quem recorrea este tipo de produtos arrisca a saúde. Queimadurase outro tipo deproblemas de pele podem até desfigurar a pessoa. algumas mulheres iniciam o tratamento durante a gravidez, esquecendo as inúmeras complicaçõesque pode trazer ao feto.
a grande preocupação dos pais é assegurar o futuro dos filhos, melhorando aquilo que pensam estar mal na imagem deles. algumas mulheres chegam ao ponto de seleccionar os companheiros, de acordo com o tom de pele.