«Levanta-te, sobe às alturas, e vê quanta alegria te vem do teu Deus», entoa a Igreja no cântico da comunhão da missa do segundo Domingo de advento
«Levanta-te, sobe às alturas, e vê quanta alegria te vem do teu Deus», entoa a Igreja no cântico da comunhão da missa do segundo Domingo de adventoProvavelmente todos nós recordamos, com alegria ou tristeza, e talvez com saudade, alguns pormenores dos acontecimentos mais importantes da nossa vida, tais como o nosso casamento, ordenação sacerdotal ou profissão religiosa, a morte de um ente querido, a obtenção de um emprego de alta qualidade, o nascimento do primeiro filho ou filha, e outros eventos. Normalmente aceitamos que um amigo nos conte os detalhes de algo muito significativo na sua vida. No evangelho do segundo Domingo de advento, São Lucas dá-nos seis elementos identificantes do tempo em que João Baptista começou a sua pregação para preparar a vinda do Messias à terra. Primeiro: foi durante o 15º ano do reinado do imperador de Roma, Tibério; segundo: quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia; terceiro: quando Herodes era tetrarca na Galileia; quarto: quando o irmão de Herodes, Filipe, era tetrarca da Itureia e da Traconítide; quinto: quando Lisânias era tetrarca de abiline; e sexto: quando anás e Caifás eram pontífices em Jerusalém. Fica assim bem claro que a grande aventura de Deus que se torna um de nós ao enviar à terra o seu Filho Unigénito muito amado para realizar a salvação da humanidade, não foi um mero acaso, um acontecimento perdido nalgum recôndito dos anais da história da humanidade. Foi algo de decidido e bem programado pelo próprio Deus, algo que Ele concretizou num tempo da nossa história de seres humanos.
Nesse tempo João Baptista iniciou o seu trabalho de precursor do Messias, trabalho este que lhe conferiu um emprego superior ao de todo e qualquer outra pessoa na história: o trabalho de preparar a vinda à terra do Salvador, o Rei dos Reis. O tema desta pregação é perfeitamente lógico, era a preparação de todos para receberem o Salvador: Preparai o caminho do Senhor, endireitai-lhe as veredas… , pois toda a criatura verá a salvação do Senhor (Lucas 3, 4. 6). Recordo como a gente preparava as ruas da aldeia da paróquia onde nasci para a passagem do Santíssimo Sacramento na Solenidade do Corpo de Deus: pavimentavam’ as ruas com pétalas de flores e pequenos ramos de oliveira, pois por lá ia passar o Deus Eucarístico, o Senhor do Universo. João Baptista, precursor do Messias, profeta de Deus: Foi dirigida a palavra de Deus a João no deserto (Lucas 3, 2). João foi, de forma eminente, o servo da Palavra de Deus. Fez a sua própria preparação no deserto — na oração e na meditação, no jejum, na pobreza total. João, profeta de Deus e testemunha de Cristo, o último grande profeta do antigo Testamento, o primeiro grande profeta e pregador do Novo Testamento, o maior de todos os filhos de mulher no dizer do próprio Cristo (Mateus 11, 11). É o primeiro mártir a dar o seu testemunho pelas verdades ensinadas por aquele Jesus que é o caminho, a verdade e a vida.
No deserto, João Baptista prega uma reforma social inspirada nos ensinamentos de Deus no antigo Testamento. Reforma que tem obrigatoriamente quepassar pela prática da justiça, especialmente pelas pessoas situadas nos vértices da direcção das sociedades: não roubar; repartir os próprios haveres com os que mais precisam; não exigir mais do que estabelecem as leis justas; não exercitar a violência; não acusar ninguém falsamente; contentar-se cada um com aquilo que é seu; respeitar a dignidade de todos os seres humanos; controlar o próprio desejo de ganância; praticar a justiça especialmente para com os mais fracos e necessitados. E produzir frutos de sincero arrependimento que transformam cada homem e cada mulher em amigos de Deus (Lucas 3,8).
advento, tempo de nos levantarmos da modorrice que às vezes se instala na nossa vida, para mudarmos para melhor e podermos assim ver quanta alegria nos vem do nosso Deus (Cântico da comunhão da missa). É assim que o advento nos prepara para o Natal, para no Natal renascermos com o Senhor.