Ministra da Saúde destaca trabalho da Igreja no trabalho realizado no domí­nio dos transplantes
Ministra da Saúde destaca trabalho da Igreja no trabalho realizado no domí­nio dos transplantes a ministra da Saúde não rejeita a possibilidade de isenção de taxas moderadoras a doação de órgãos em vida se for um contributo para que esta prática aumente. Não rejeito essa possibilidade , afirmou ana Jorge, em Fátima.
Se isso for um contributo para aumentar a dádiva em vida de pessoas que possam doar em dois órgãos um deles, poderá ser objecto de discussão e de análise no ministério , declarou a governante, à margem da sessão de encerramento do XXII Encontro nacional da Pastoral da Saúde. ana Jorge considerou que a doação é uma forma de participar na sobrevivência de muitas pessoas.
a ministra referiu, aos 600 participantes dos trabalhos, que o contributo da Igreja Católica associa-se ao trabalho que, de uma forma muito séria e sustentada, tem vindo a ser realizado em Portugal no domínio dos transplantes . Portugal ocupa o segundo lugar na Europa e no mundo na colheita de órgãos por milhão de habitantes, disse.
actualmente, o nosso país é o primeiro no mundo, no transplante hepático e o segundo no transplante renal, acrescentou. O que é uma marca de orgulho do Serviço Nacional de Saúde e que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes .