Militante está há 18 dias em greve de fome, exigindo o seu regresso ao território. Marrocos mantém violação do direito internacional. Protesto hoje em Lisboa
Militante está há 18 dias em greve de fome, exigindo o seu regresso ao território. Marrocos mantém violação do direito internacional. Protesto hoje em LisboaUma vigília de solidariedade com aminetu Haidar vai realizar-se esta quinta-feira, dia 3, das 18h30 às 20h, em Lisboa, em frente ao Consulado de Espanha. a militante sariana está há 18 dias em greve de fome, exigindo o seu regresso ao Sara Ocidental, enquanto continua retida no aeroporto de Lanzarote, nas ilhas Canárias.
Já esta quarta-feira a associação de amizade Portugal-Sahara Ocidental denunciou o comportamento das autoridades marroquinas. Por exemplo, o cônsul de Marrocos nas Canárias, abderrahman Leibek, veio dizer esta quarta-feira que aminetu Haidar pode ter um novo passaporte marroquino em meia hora desde que peça perdão ao seu rei, Mohamed VI, na sequência do seu acto de traição à sua pátria e reconheça que a sua nacionalidade é marroquina.
Leibek pede o impossível – que Haidar renegue à sua cidadania, reconheça a ocupação marroquina do território sariano e abdique da sua luta pela autodeterminação do seu povo. E insistiu na tese do Governo de Rabat: o Sara Ocidental já é marroquino e nada nem ninguém poderá torcer o braço de Marrocos quanto à sua marroquinidade. Ou seja: o Governo ocupante insiste em lutar contra as resoluções do Conselho de Segurança e da assembleia Geral das Nações Unidas. Uma história que recorda o que se passou em Timor-Leste.
Por isto, a amnistia Internacional convoca todos defensores dos Direitos Humanos para a vigília na avenida da Liberdade, em Lisboa, frente ao Consulado na Espanha, junto ao monumento de Homenagem aos Mortos da 1. a Guerra Mundial. Pretende a organização, através desta vigília, manifestar a sua solidariedade com a mulher [sariana] e acompanhar aminetu Haidar na defesa dos seus direitos e liberdades.