as acusações de crimes contra a humanidade não impedem Jean-Pierre Bemba de viver confortavelmente. O pedido de libertação provisória foi-lhe negado
as acusações de crimes contra a humanidade não impedem Jean-Pierre Bemba de viver confortavelmente. O pedido de libertação provisória foi-lhe negadoO ex-presidente da República Democrática do Congo, Jean-Pierre Bemba, vai continuar detido na prisão de Haia, na Holanda, até ao início do seu processo, previsto para abril 2010. O pedido de libertação provisória foi-lhe negado pelo Tribunal Penal Internacional, avançaa revista digitalJeuneafrique.com. O antigolídercongolês é responsabilizado pelos crimes de guerra e contra a humanidade, cometidos pelas suas milícias em 2002 e 2003, na República Centro-africana.
Jean-Pierre Bemba está preso há cerca de um ano e meio e continua sem ser julgado. Trata-se de um processo complexo, que coloca em avaliação a credibilidade da justiça internacional. Desde 3 de Julho 2008, o ex-presidente só saiu da prisão para estar presente no funeral do seu pai, ou para comparecer no Tribunal Penal Internacional. Há que lembrar que o centro de detenção de Scheveningen tem muito boas condições, semelhantes às de um bom hotel. Contrariaa imagem que a maioria das pessoas têm de uma prisão: celas individuais; ginásio; a até a possibilidade de os detidos cozinharem. O réu recebe visitas da sua família todos os domingos. a esposa tem por hábito trazer-lhe alguns jornais ou revistas, para ler, e o filho mais velho, vídeos para se entreter.